quarta-feira, 10 de abril de 2013

O mistério das "balas pontudas" de Canudos (Balle D ou Spitzgeschoss?).


CLIQUE NAS FOTOS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR

                                                                                  Fotos AG, março 2013, Canudos - BA

Sou interessado na história da Guerra de Canudos e fui surpreendido na minha última viagem para lá pelo achado, que depois fui verificar, não poderia ter acontecido.
Vejam na foto acima: uma das balas (no lado direito quase em baixo) ela é diferente, é pontuda.
O problema é que esta "bala pontuda" conhecida como spitzer pelos ingleses e americanos (que vem de spitzgeschoss do alemão) somente teria sido inventada pelos franceses em 1898 a "Balle D".
Acontece que a guerra de Canudos terminou em outubro de 1897!
Entrei em contado com experts no assunto na International Ammunition Association (através do fórum: http://www.iaaforum.org/forum3/viewtopic.php?f=8&t=14275 ) e eles não concordam que esta bala já existisse naquele ano.
Imaginam alguma outra explicação para este tipo de bala ter sido encontrada por lá.


Contra fatos (ou fotos) não há argumentos.
Eu fotografei e medi a bala que me foi mostrada por um morador do Parque Estadual de Canudos e que, segundo o mesmo, foi encontrada juntamente com as outras nos locais de antigos combates.



Segundo os experts da IAA, a bala que eu fotografei somente teria sido adotada pelo exército alemão em 1905 nos fuzis Mauser (que também eram utilizados no Brasil desde 1894). Outras balas Mauser experimentais teriam sido utilizadas no México no calibre desta (7mm) somente em 1902.
Como explicar então esta bala no meio das outras "round nose" de 8mm que eram utilizadas nos fuzis Mannlicher (na verdade, fuzil "Da Comissão Alemã de 1888") que também eram armas do exército brasileiro juntamente com os Mauser?


Mas que estava lá, junto de antigas trincheiras ou rochas que serviam de abrigos para jagunços que emboscavam o exército, estava (segundo o morador do local).


Neste pequeno museu do sertão dedicado à Canudos, vemos que existem balas pontudas no meio das outras "normais".
Parece então que em outros locais da guerra, além das trincheiras e locais de emboscada das fotos abaixo, elas também são encontradas.
Não aconteceram outras guerras no local e os Cangaceiros que também utilizaram fuzis Mauser não chegaram ou combateram em Canudos na época posterior à guerra.
Eram balas experimentais da Mauser?
Neste caso, a pioneira bala militar "pontuda" não seria a "Balle D" francesa e sim a "Spitzgeschoss" alemã.
Até o momento, os documentos alemães conhecidos da Mauser ou da DWM (Fábrica de Munições Alemã) não confirmam esta hipótese.



Como não considerei na hora das fotos que era um achado inesperado, não pesquisei muito as "spitzer bullets".
Resultado: vou regressar a Canudos e fazer outras pesquisas.

CLIQUE NAS FOTOS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR

http://www.iaaforum.org/forum3/viewtopic.php?f=8&t=14275

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Guerra de Canudos até hoje traz mistérios, além de indignação pela gigantesca injustiça que foi. Parabéns pelo questionamento, muito interessante e pertinente, e se tiver mais informações sobre a questão, não deixe de contar.
    rafloresta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. meu caro, tudo bem? Embora não tenha havido combate de cangaceiros, não é de estranhar que em locais assim sejam encontrados tais artefatos. Considere que o alcance máximo em combate de um Mauser 7x57mm seja de 2km (isso disparado em grau reduzido, e sem contar precisão ou acerto). Se aumentar o angulo de disparo, sabe-se lá a que distancia tais projeteis podem viajar. Há relatos de balas de 22LR (aquela balinha que parece de brinquedo) atingindo mais de 1.4km quando disparadas para o ar, a esmo... Imagine quanto mais uma arma potente como a Mauser, com uma ponta aerodinamica...

    Não esquecer que até 1934, qualquer do povo que tivesse meios financeiros poderia comprar uma carabina dessas e sair com ela debaixo do braço, sem papeladas e frescuras. Pode ser uma bala perdida, como pode ser proveniente de um tiroteio, de uma caçada, de uma tocaia...

    Boa sorte em suas pesquisas, se é que ainda o assunto lhe interessa.

    ResponderExcluir